quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Presbitério

Cada pessoa tem o seu lugar na celebração.

No Presbitério, é o lugar onde estão os ministros ordenados, e também outros ministros (como é o caso dos acólitos).
O Presbitério tem três constituintes principais: altar, ambão e presidência.

No altar, é onde acontece o milagre da Eucarisita. Na celebração litúrgica, é o altar que é o centro. O altar é onde acontece o sacrifío de Cristo na cruz, a sua morte, mas também a sua ressurreição. Na Eucaristia, é narrado o momento da Paixão de Cristo, é o «fazei isto em memória de Mim», como disse Cristo. Neste momento, recordamos Cristo que morreu por nós, que se sacrificou para nos dar vida. O sacrifício do «Cordeiro», para além do altar, podemos fazer a ligação com Cristo pregado na cruz, que se encontra por cima do altar (um pouco recuado, mas a sua posição é de estar por cima, e, em comunhão com o altar). Ao juntarmos o altar e a cruz, estamos perante dois grandes símbolos. Por exemplo: porque está ali a cruz presente? Primeiramente, porque Cristo é o centro, é Ele que dá sentido a todo o momento da Eucaristia. Ao estar ali presente, faz-nos pensar que «Deus amou tanto o seu povo, que lhes enviou o Seu próprio Filho», faz-nos lembrar que foi por verdadeiro Amor que Cristo se deu por nós. Portanto, o altar, é a presença do verdadeiro sacrifício. Cristo morreu, é isso que recordamos (no memorial da Paixão), mas isso não significa que o cristão olhe somente para a morte, porque é pela fé que Cristo ressuscitou que a fé cristã faz sentido. Desta forma, precisamos ver que o momento da Liturgia Eucarística é, não só a narração da morte, mas a Presença de Jesus Cristo ressuscitado na Eucaristia, verdadeiramente Presente na hóstia consagrada que cada um de nós toma com fé, e que faz de nós «um só Corpo, em Cristo Jesus».
Antes da Liturgia Eucarística, temos um outro momento que é também muito importante, que é a Liturgia da Palavra. A Litrugia da Palavra tem também um lugar especial na Eucaristia. Já falámos da mesa eucarística, agora, falamos da mesa da Palavra, ou seja, o ambão. O ambão é onde é proclamada a Palavra de Deus, por isso, o leitor tem aqui uma função muito importante, pois proclamar a Palavra de Deus, é deixar manifestar em si a Presença de Cristo. As leituras ensinam-nos sempre algo, têm sempre uma mensagem para todo o cristão. Para o entendimento das leituras, é utilizado o método da Lectio Divina, ou seja, Leitura Divina. Por este método, o Presidente da Celebração, com base nos textos, faz uma leitura da actualidade, ou seja, dá ao cristão algumas propostas de vivência da fé nos vários momentos da sua vida. tendo por base as Escrituras. É por todas estas razões, e talvez outras mais, que é tão importante o ambão.
Para finalizar o estudo do Presbitério, falta-nos apenas analisar o lugar da presidência. Este lugar é onde o Presidente da Celebração e outros ministros (ministros ordenados ou os acólitos) se sentam durante a Eucaristia. Fala-se em lugar da presidência porque é lá que se encontra a cadeira do presidente. Ser Presidente da Celebração, é ser quem orienta a Eucaristia e, ainda mais importante que isso, é ser o Presidente que torna Cristo presente na Eucaristia, e por isso, é instrumento de Deus, para que o Presidente faça Cristo o Presidente do momento tão importante, o momento que é a base da fé da Igreja: o milagre da Eucaristia.
São muitas as mensagens que têm para nós estes elementos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário