quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Exterior da igreja

Uma igreja tem mensagem tanto no interior como no exterior.
Ao olharmos para esta imagem do exterior da igreja, vemos alguns elementos que mostram logo como é o interior da igreja.
Primeiramente, salientar para que serve todo este atrio exterior. Não é apenas a parte da frente da igreja, é também um espaço de encontro, e para além disso, um espaço de acolhimento que prepara para a entrada na casa de Deus. Este é o espaço ideal para se desenvolver um pouco a pastoral no que toca ao acolhimento. Sendo Deus amor, sendo o Deus que nos acolhe sempre de braços abertos, devemos ter também essa posição na Igreja. Por isso, não somos só acolhidos na Eucaristia, mas somos acolhidos ainda antes da mesma começar.
Em muitas Paróquias existe uma área da Pastoral que ajuda de facto a acolher as pessoas antes da Eucaristia, ou seja, dar início ao Espírito de comunhão ainda antes da Missa começar. Pode ser que um dia, mais tarde, também aqui se desenvolva esse espaço de verdadeiro acolhimento.
Na torre da igreja vemos, como não podia deixar de ser, a torre da igreja, com a cruz (símbolo da nossa fé) e os sinos, que tocam de alegria e nos chamam para irmos para à casa do Senhor. Na nossa torre temos ainda duas figuras: Cristo ressuscitado e Nossa Senhora das Dores. Nossa Senhora das Dores é a Padroeira da Paróquia da Boa Vista, daí estar ali representada. Cristo ressuscitado, é a fé da Igreja, por isso, faz todo o sentido estar presente.
Passemos agora a outras características que se vêem a partir do exterior.
Ao olharmos para a fotografia, vemos que a parte central é superior aos lados. Não falo da torre da igreja, mas sim da parede branca que se encontra no centro, embora a torre esteja ainda um pouco envolvida. Essa parte central, é onde se reúne a assembleia. Depois, a contornar esse espaço, vemos umas pedras escuras, na horizontal. Essas, juntamente com as paredes que estão por baixo das mesmas, vemos que está algo a que não se dá tanto destaque na Eucaristia, vemos que são outros centros. Este formato da igreja mostra que estas são as capelas leterias, onde os crentes, em momentos de oração que não a Eucaristia, podem juntar-se aos pequenos altares que lá se encontram, e rezar aos santos.
Um último elemento, mas não menos importante, é a porta da igreja. Será que alguma vez pensamos no valor de uma porta numa igreja? Para que serve uma porta?
A passagem pela porta da igreja, é a passagem do mundo que todos vêem e vivem, passagem para um outro "mundo", que é o Reino de Deus. Como disse o próprio Cristo: «Eu sou a porta!» Ao dizer isto, Cristo diz que é a passagem, a passagem para o Reino de Deus. Ao entrarmos por essa porta, somos todos iguais, pois todos somos chamados filhos de Deus. Desta porta para dentro, sentimos que Deus não distingue ninguém, pois estamos todos em Igreja, em comunhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário