quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Entrar na igreja: uma sala grande

Depois de passarmos a porta de entrada da igreja, entramos numa sala grande. A sala de que se fala, é a sala onde se reune toda a assembleia.


Ao entrarmos numa igreja, a primeira coisa que nos chama à atenção, para além do espaço amplo da sala, é uma grande quantidade de bancos, todos voltados para o mesmo ponto: o altar, de onde brota a graça da comunhão com o Senhor e de cada um com os outros.
A decoração deste local espaçoso remete-nos para reunião de um grupo de pessoas; é a comunidade, a assembleia que torna presente a Igreja de Cristo, quando se reúne para celebrar os sacramentos, especialmente a Eucaristia. Não há manifestação mais significativa na Igreja que esta: a reunião dos baptizados para celebrar a Missa.
Esta grande sala é, portanto, o sinal de uma comunidade ampla, aberta – a Igreja –, que tem o seu fundamento, não em si mesma, mas em Cristo morto e ressuscitado.

Embora muitas pessoas digam que "assistem à Missa", na verade, não falam correctamente. Ao estar neste espaço da assembleia, não estamos ali para assistir, estamos ali para participar. Em comunhão, todos fazemos parte da Eucaristia. Jesus convida-nos a fazer parte deste Corpo, por isso, quemm faz parte de algo, não pode ficar apenas a assistir.
Na nossa Paróquia, ao entrarmos nesta grande sala, o nosso olhar é imediatamente direccionado para a zona do altar, pois para além dele, temos uma enorme cruz que chama à atenção.
Uma outra característica que é preciso ter em conta em toda a igreja, é a cor das paredes: branco. As paredes claras não nos limitam, ou seja, dão ideia de um espaço mais amplo e aberto. Sendo branco, transporta-nos para o infinito. A Liturgia sempre jogou com a questão da luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário