quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Baptistério

Há um momento muito importante na nossa vida cristã, ao qual chamamos Baptismo. É pelo Baptismo que passamos a fazer parte da família que é a Igreja, momento em que passamos a ser chamamos Filhos de Deus.
Também na igreja temos um espaço em que se assinala tal momento, sendo essa a Pia Baptismal, que se encontra no Baptistério. O espaço do Baptistério  tem nele inserido a Pia Baptismal, e além disso, alguns símbolos que mostram a Presença do Epírito. Por trás da Pia Baptismal, está a imagem de uma pomba, que é símbolo do Espírito e sinal de que está tudo bem, sinal de que o mal já passou. Para além deste sinal, está também o Círio Pascal, a vela que é sinal de vida e Presença de Cristo, é ver Cristo como sendo a Luz.
O Rito do Baptismo não tem inicio na Baptistério. Primeiramente, o catecumeno (aquele que ainda não é Baptizado), é recebido ao fundo da igreja, como as visitas que recebemos em nossa casa, ou seja, receber primeiramente à porta. Depois de as acolhermos, convidamo-las a entrar em nossa casa. É também isso que acontece no Baptismo!
Depois, o Rito desenvolve-se, chegando ao momento em que se dá uso da Pia Baptismal, momento em que a criança (ou adulto), morrem para o pecado e nascem para uma nova vida, vivida no Amor de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário